sábado, 5 de junho de 2010

geografia - aspectos físicos








Clima:
O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país.
O clima continental úmido aparece basicamente ao este do rio Mississipi e os montes Apalaches, na metade norte desta região, também podendo ser encontrado em alguns pontos a oeste das Montanhas Rochosas.
O clima seco das latitudes médias aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas.
O clima marítimo da costa oeste tem pouca representação, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico (desde o norte da Califórnia até a fronteira com o Canadá, e na costa do Alaska).
O clima mediterrâneo também aparece numa faixa muito estreita da costa oeste.
O clima sub-tropical úmido aparece em todo o sudeste estadunidense, desde a metade sul da costa este até quase a fronteira com o México (por boa parte do golfo do México e penetrando em direção ao interior pelo sul das planícies centrais. O clima subtropical seco está nas imediações do deserto do sul. O clima tropical seco aparece nos vales do sul das Montanhas Rochosas.Para Oeste, entre as Rochosas e as cordilheiras costeiras, que possuem clima de montanha, encontra-se uma vasta zona de clima desértico e subdesértico, e na costa do pacífico, o norte possui clima oceânico e para sul, o aumento das temperaturas e a diminuição das precipitações dão lugar a um clima mediterrâneo, que apresenta invernos suaves, verões quentes e poucas chuvas.
Relevo:

A Oeste, um vasto conjunto montanhoso ocupa um terço da superfície do país. Formado por uma série de cadeias de formação recente, no sentido N-S, inclui a grande barreira das Montanhas Rochosas, que dominam pelo lado oriental, elevados planaltos ou bacias intermontanas (Colorado, Grande Bacia).A cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada estão separadas por uma depressão descontínua (vale central da Califórnia), da cadeia Costeira, que faz margem com estreita planície litorânea.
Esse vasto sistema montanhoso constitui uma barreira climática que reduz as precipitações no sentido leste, em direção às grandes planícies, que correspondem à bacia do Mississipi-Missouri. Estas se abrem amplamente desde os grandes lagos até o golfo do México.
Vegetação e clima de algumas florestas: Devido à dimensão territorial, na América do Norte são desenvolvidos diversos tipos de composição vegetativa e climática, os principais são: Tundra: Tipo de vegetação que desenvolve a partir do degelo, é composto por liquens, musgos, ervas e arbustos de baixa estatura, isso proveniente do clima frio com invernos longos e rigorosos. Floresta Temperada: esse tipo de vegetação ocorre em regiões onde predomina o clima temperado, caracteriza-se por apresentar as estações do ano bem definidas com invernos frios e verões quentes, as florestas temperadas são compostas por árvores caducifólias e musgos, e presença de cedros, carvalho e pinheiro. Estepe e Pradaria: ocorre em áreas que possuem clima semi-árido, com temperaturas elevadas e longos períodos de estiagem, devido a essa adversidade, a composição vegetativa é bastante restrita com a presença de gramíneas e ausência de árvores. Vegetação desértica: desenvolve em regiões desérticas no sul dos Estados Unidos, na fronteira com o México, e também na região do rio Colorado. O clima é desértico, por isso é seco durante todo o ano. Savana: ocorre em lugares onde há incidência de chuvas regulares durante o ano e temperaturas sempre abaixo de 10ºC nas estações do outono e inverno. Vegetação de montanhas: Devido à altitude a temperatura tende a cair, assim, apresenta clima parecido com o clima frio, quanto à cobertura vegetal existem poucas formas presentes. Ausência de vegetação: ocorre em regiões da América do Norte que possui temperaturas muito frias, ou seja, polar. Essa adversidade climática não permite o desenvolvimento de nenhuma forma de vegetação.

Hidrografia:
A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada, no território canadense os lagos predominam, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial. A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá, diante disso, os maiores e mais importantes são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2. Quantos aos rios, no Canadá o que se destaca é o rio São Lourenço, isso por que serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.

População:
A população contemporânea da América do Norte é geralmente de descendência européia. Ao Canadá, por exemplo, os habitantes têm antepassados originários das ilhas Britânicas e um quarto da população é de descendência francesa; estes últimos concentram-se principalmente à Quebec.
O país conta igualmente uma importante população de origem alemão, italiana, polaca, ucraniana, chinesa, neerlandesa e escandinava. A população dos Estados Unidos é diversificada mais que a do Canadá. Em 1990, a população de descendência ânglo-irlandeses formava o grupo mais importante, representando cerca de 30% dos habitantes do país.Os negros, cujas raízes estão a África, constituíam ‘cerca de 10% da população, os Alemães 23% e as populações hispânicos quase 9%.O país conta igualmente importante uma população de descendência italiana, polaca, francesa, russa, neerlandesa e escandinava.
O governo dos EUA, que realiza um censo a cada dez anos, começou a contabilizar os hispânicos em 1970, quando estes não superavam os nove milhões. Em 2004, havia um total de 40.459.196 latinos em lares americanos, ou 14,2% da população total.O governo calcula que o número de hispânicos chegará a quase 48 milhões em 2010 e a pouco mais de 102 milhões em 2050. Os brancos representam aproximadamente dois terços da população americana.

Um comentário: